Aula de Informática

Utilizando o Paint para construir um cenário

JUSTIFICATIVA:

Em face ao grande número de tecnologia disponível como auxiliar na preparação das aulas, a facilidade que os alunos têm de aprender e manusear recursos multimídias numa forma de cooperar no processo da aprendizagem, esse mini projeto foi desenvolvido.
O uso de computadores no processo de ensino aprendizagem pode contribuir com o ensino fazendo com que os alunos se interessem mais pelo aprendizado, associando o mundo que eles já bem conhecem com o que apreende em sala de aula, o que tornaria muito mais fácil e divertido aprender.

OBJETIVOS:
GERAL:
Utilizar os recursos da informática na educação como mediador no desenvolvimento da aprendizagem.

ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver habilidades de raciocínio lógico, percepção, coordenação motora, agilidade, etc.
·         Utilizar o computador na escola como ferramenta que venha a auxiliar pedagogicamente o desenvolvimento do aluno.
·         Usar a construção de figuras para promover o respeito ao meio ambiente.
·         Exercitar a imaginação.

METODOLOGIA:

As crianças utilizaram as formas geométricas com o intuito de construir um cenário sobre o “Dia da árvore”. Através do Paint as crianças procuraram desenhar uma árvore, um sol e nuvem.
Utilizando todos os recursos disponíveis irão pintar e escrever o nome de cada um em seu desenho. A professora irá auxiliar instruindo na forma de usar os recursos.

AVALIAÇÃO:

·         Verificar agilidade motora para desenhar as figuras.  
·         Verificar a criatividade.
·         Verificar o interesse de cada aluno pelo assunto proposto.  

RECURSOS:

Sala de informática e o Paint










VIDEOS 






RELATÓRIO SOBRE A AULA

Os alunos vieram para a sala de informática juntamente com a professora. Na sala de aula a professora havia feito uma breve explicação sobre a proposta que seria desenvolvida na sala de informática.
Ao chegar à sala de informática os alunos esperaram para que a instrutora preparasse as maquinas com o programa a ser usado, depois a professora tornou a explicar sobre a proposta a ser desenvolvida, que consistia em fazer um cenário sobre o Dia da árvore utilizando os recursos do Paint.
A princípio os alunos sentiram dificuldades em conseguir realizar a atividade proposta, pois não tinham tanto conhecimento sobre o programa, e também não dominavam o mouse para efetuar as tarefas.
Durante a aula a professora procurou auxiliar cada aluno individualmente. Mesmo a professora tendo explicado antes todos os recursos que poderiam ser utilizados para realizar a tarefa, alguns alunos acabavam se esquecendo onde ficava esses itens, precisando a professora relembrar a eles sobre essas possibilidades.
Alguns alunos conseguiram fazer um belo cenário sobre o tema, porém a maioria ficou apenas com o circulo da copa da árvore, adoraram a borracha que acabaram usando o tempo todo. Houve alunos que nem percebeu o banco de cores.
Ao final da aula percebemos que metade da sala havia conseguido realizar as tarefas, a maioria dos que não conseguiram ficaram dispersos.
Com aqueles que realizaram a tarefa foi pedido que escrevessem o nome e os desenhos foram salvos.


De volta na sala de aula a professora constatou que a maioria dos alunos que haviam conseguido realizar a tarefa possuía maior contato com computador, em casa ou em Lan Hause, enquanto os outros, na maioria das vezes apenas têm contato com o computador na escola.







Borboletas na Primavera


“A Metamorfose das Borboletas”

NOME DA AULA: Borboletas na Primavera
ALUNOS ATENDIDOS: 4° Ano
 DURAÇÃO: 50 minutos
OBJETIVOS:
- Explicar a metamorfose inerente ao ciclo vital das borboletas.
- Identificar as particularidades das diferentes fases de vida desse inseto.
- Avaliar a importância ambiental de não interromper o seu ciclo vital.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar o assunto com a apresentação em slaide do poema de Vinícios de Morais: As Borboletas.
Sugerir que os alunos façam a leitura declamado o poema, estimulando-as a usar a entonação correta a perceber as rimas.
Conversar sobre a diversidade das cores, tamanhos e formas. Onde normalmente elas são vistas e como vivem; de que se alimentam, se possuem hábitos noturnos ou diurnos, como são as asas, chamando atenção para as diferenças entre borboletas e mariposas.
Em seguida será apresentado fotos sobre a metamorfose.
Após exposição da aula os alunos acessaram um endereço eletrônico para assistirem um vídeo sobre a metamorfose da borboleta.
AVALIAÇÃO:
Durante as apresentações surgirão algumas perguntas questionadas para analisar o conhecimento das crianças.
O acesso ao vídeo atrás da navegação pela internet.

FONTES:










Desenvolvimento da aula
No inicio da aula a professora explicou para os alunos que a aula seria sobre a metamorfose das borboletas, fez um comentário sobre o inicio da primavera, após leu com os alunos no PowerPoint uma poesia sobre as borboletas, em seguida pediu para os alunos lerem a poesia e identificarem as rimas. Após foi explicado para os alunos sobre as cores das borboletas, tamanhos e formas, tempo de vida, alimento hábitos e a importância delas para a natureza. Comentou sobre a mariposa que é uma borboleta de habito noturno, explicou também sobre a transformação da borboleta (metamorfose). Em seguida foram apresentados vídeos sobre a metamorfose das borboletas, após a apresentação dos vídeos ela fez vários comentários com os alunos a respeito dos vídeos, depois os alunos foram para o computador realizar uma atividade de quebra cabeça sobre as borboletas.